Obstetrícia
A obstetrícia é uma especialidade médica que tem o objetivo de avaliar a saúde reprodutiva feminina, incluindo também a gestação, parto e o puerpério, em aspectos tanto patológicos quanto fisiológicos.
A palavra obstetra é originada do latim “obstare”, que significa “ficar ao lado”. Essa é a real função da especialidade, que acompanha todo o processo de gestação, desde o período pré-natal até após o parto.
A obstetrícia estuda todo o sistema reprodutivo feminino, que inclui o útero, trompas e ovários, bem como a saúde da mulher. O objetivo é assegurar a qualidade de vida da mulher durante a gestação, que é um período muito importante.
É responsabilidade do obstetra a realização do pré-natal, bem como acompanhar a gestante em todas as checagens médicas, para que a gestação seja mais tranquila.
Durante a gestação, o obstetra deve solicitar exames de imagem e laboratoriais, além de esclarecer as dúvidas sobre os tipos de parto, para prezar sempre por um cuidado mais próximo e humanizado.
Como a gravidez é um momento muito importante, é fundamental que exista uma relação de confiança entre o obstetra e gestante, para garantir um parto tranquilo e seguro.
Após o parto, o obstetra também auxilia a mãe durante o período de lactação, fornecendo informações sobre a amamentação.
Diferenças entre ginecologia e obstetrícia
O ginecologista e o obstetra são responsáveis por cuidar da saúde das mulheres, mas existem algumas diferenças!
O ginecologista visa cuidar da saúde do aparelho reprodutor feminino, assim como as mamas. Esse acompanhamento começa na infância e vai até a terceira idade. Por sua vez, o obstetra lida com a reprodução humana, realizando o acompanhamento desde antes da gestação até o período pós-parto.
Geralmente, os ginecologistas são obstetras, e todos os obstetras também são ginecologistas, visto que os programas de residência médica abrangem ambas as especialidades.
Dra. Paula Lazaro,
Ginecologia, Obstetrícia
e Medicina Fetal
Agende sua consulta agora mesmo