Cuidados para manter o corpo após a gravidez
Grande parte das mulheres relatam que o corpo nunca mais foi o mesmo após o nascimento do bebê. Entretanto, há alguns cuidados que podem ser tomados na gestação e no período pós-parto, para que as mudanças corporais não sejam permanentes.
É importante ressaltar que a dedicação e paciência da mulher são essenciais para uma boa recuperação do corpo e organismo, garantindo um aspecto mais saudável e harmônico.
Alimentação saudável
Antes de qualquer coisa, é interessante mencionar que não há uma fórmula mágica, mas sim, que é necessário ter foco. Uma das coisas que mais influenciam é a dieta, sendo assim, cuide do que você coloca no prato e mantenha uma alimentação mais saudável.
Não é apenas o que você come no período pós-parto que influencia essa questão, mas sim o que é ingerido antes e durante a gravidez. Não é necessário comer por dois, como diz aquele conselho antigo.
Portanto, coma de maneira consciente.
Invista em uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes. Deixe de lado o consumo de gorduras, farinha branca e açúcar, que não fazem bem nem para a mamãe e nem para o bebê.
É estimado que uma gestante engorde entre 9 a 16 quilos, conforme o peso e altura. Os ganhos exagerados de peso, além de comprometerem a saúde, dificultam no retorno ao corpo antes da gravidez.
Converse com o obstetra sobre a alimentação na gravidez, solicitando dicas sobre dietas equilibradas, que não trazem prejuízos para a criança.
No período pós-parto, há adaptações fisiológicas e hormonais, que atuam acelerando o metabolismo, o que auxilia na queima de gordura acumulada no período da gestação.
Exercícios físicos
Outra dica útil é a prática constante de atividades físicas, ainda durante a gestação, adaptando as atividades para a nova condição. Após o nascimento do bebê, alguns exercícios também podem ser realizados.
Dê preferência para atividades de menos impacto, movimentando-se diariamente, por cerca de 30 minutos. Após a gestação, não tenha pressa, inicie lentamente, de acordo com seu corpo.
Hidratação e drenagem
Ainda durante a gestação, é possível prevenir o surgimento de estrias por meio da hidratação corporal, em especial nas mamas e abdome, que aumentam de tamanho nessa fase.
Aposte em drenagens linfáticas para reduzir o inchaço, seja durante a gestação ou após o nascimento do bebê.
Dra. Paula Lazaro,
Ginecologia, Obstetrícia
e Medicina Fetal
Agende sua consulta agora mesmo