Ultrassom Transvaginal
Para o que serve o ultrassom transvaginal?
O ultrassom transvaginal tem o objetivo de detectar cistos, tumores, miomas, pólipos e endometriose. Todas essas condições podem se tornar graves se não diagnosticadas precocemente.
Na gestação, o ultrassom transvaginal pode detectar sinais de aborto, avaliar a implantação correta, o número de embriões e monitorar os batimentos cardíacos do bebê. Também serve para estimar o risco da gestante entrar em trabalho de parto prematuro.
Como funciona o ultrassom transvaginal?
A paciente que realizará o ultrassom transvaginal deve esvaziar a bexiga, ficar em posição ginecológica, deitada, com as pernas afastadas e joelhos dobrados. Para o exame, o médico coloca um preservativo no transdutor, com lubrificante, para facilitar a entrada do equipamento.
A duração é de 10 a 15 minutos, com pequenas movimentações no canal vaginal, com o objetivo de fornecer melhores imagens.
Quando agendar o ultrassom transvaginal?
O ultrassom transvaginal deve ser agendado após o pedido de um ginecologista ou obstetra.
Como é um exame de rotina, que visa diagnosticar precocemente complicações, o mais indicado é realizá-lo anualmente. Porém a periodicidade do exame é definida de acordo com o médico, conforme cada necessidade individual.
Dra. Paula Lazaro,
Ginecologia, Obstetrícia
e Medicina Fetal
Agende sua consulta agora mesmo