Ultrassom Morfológico
É indicado pelo obstetra no primeiro trimestre e no segundo trimestre da gestação. É com esse exame que os pais conseguem ver detalhadamente o bebê em desenvolvimento.
Para o que serve o ultrassom morfológico?
O ultrassom morfológico é recomendado para detectar possíveis malformações, rastrear síndromes, além de avaliar o crescimento e desenvolvimento do feto, monitorar sua atividade e vitalidade.
Quando realizar o ultrassom morfológico?
O primeiro ultrassom morfológico, realizado entre 11 e 14 semanas, avalia a formação do feto e procura por sinais que nos fazem suspeitar de síndromes. Nesta fase, também avaliamos a circulação materna, para estimar se há risco da gestante apresentar pressão alta no decorrer da gravidez.
O segundo ultrassom morfológico, realizado entre 20 e 24 semanas, avalia mais detalhadamente a formação do feto, bem como seu crescimento. É nesta fase que deverá ser feita a avaliação do colo uterino, para estimar se há risco de trabalho de parto prematuro
Quais doenças podem ser identificadas?
Mal formações cardíacas, renais, defeitos de fechamento da coluna, anencefalia, lábio leporino, alterações nos membros e sinais que nos fazem suspeitar de síndromes são visualizados neste exame.
Dra. Paula Lazaro,
Ginecologia, Obstetrícia
e Medicina Fetal
Agende sua consulta agora mesmo